sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Grupo de Estudos: Geotecnologias e Dinâmicas Ambientais


As geociências necessitam de contribuições baseadas em dados capazes de subsidiar a compreensão do funcionamento dos diversos sistemas integrados ao homem e a natureza. Os estudos socioambientais necessitam, ainda mais, de dados atualizados e sistemáticos, a fim de tornar possível a observação da evolução dos fenômenos e dos processos que ocorrem na superfície terrestre. Neste sentido, o uso das geotecnologias possibilita diagnósticos eficientes, propõe soluções de baixo custo e criam alternativas otimizadas para as questões enfrentadas diante das mudanças aceleradas que observamos no ambiente.
O Grupo de Estudos “Geotecnologias e Dinâmicas Ambientais”, coordenado pelo professor Msc. Vinicius da Silva Seabra, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem como principal objetivo a discussão de metodologias envolvidas com o emprego das geotecnologias em estudos ambientais.

Neste primeiro momento, as discussões estarão focadas em pelo menos 3 grandes eixos temáticos:

1 –Geotecnologias e a Pesquisa em Geografia: Onde serão discutidas as questões relacionadas às geotecnologias e o método de pesquisa em geografia.

2 – Cartografia da Paisagem: Discussões sobre o emprego das geotecnologias em estudos geoecológicos, sobretudo em estudos relacionados à representação de variáveis, ou indicadores abióticos (clima, relevo, hidrografia, solos, etc.)

3 – Análise da Evolução do Uso e Cobertura da Terra: Onde serão discutidas as metodologias voltadas para a geração de mapas de uso e cobertura da Terra.

0 comentários:

Postar um comentário