quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Curso de Capacitação em Análise de Imagens Orientada a Objetos

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Centro Regional da Amazônia - Belém / PA
05 a 09 de dezembro de 2011

O Curso de Capacitação em Análise de Imagens Orientada a Objetos será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE em parceria com o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) da França.

A análise de imagens orientada a objetos (OBIA for Object-Based Image Analysis) apareceu durante os últimos anos com um método particularmente operacional para enfrentar os novos desafios do sensoriamento remoto ligados à multiplicação de sensores e ao crescimento do acesso a imagens de alta resolução. Os objetivos desse curso se dividem entre oferecer os conhecimentos teóricos através da OBIA e permitir aos participantes de realizar avançadas estratégias de classificação com os softwares eCognition e InterImage. Assim esperemos fazer dos participantes, usuários esclarecidos da Análise de Imagens Orientada a Objetos.

Instrutores:
• Laurent Durieux – IRD
• Damien Arvor – IRD
• Gilson A. O. P. Costa – PUC-Rio

Descrição do curso



Carga horária: 32 horas/aulas (05 a 09 de dezembro de 2011)

Segunda

14h00 – 17h00

Aula Teórica

Terça

9h00 – 12h00 & 14h00 – 17h00

Aula Prática

Quarta

9h00 – 12h00 & 14h00 – 17h00

Aula Teórica & Aula Prática

Quinta

9h00 – 12h00 & 14h00 – 17h00

Aula Teórica & Aula Prática

Sexta

9h00 – 12h00

Aula Prática


Local do curso:
INPE- Centro Regional da Amazônia
Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá
Av. Perimetral, 2651 Belém / PA
Telefones: (91) 3032-5156

Número de vagas:
20 vagas

Pré-seleção / Inscrições:
Será realizada uma pré-seleção dos candidatos mediante envio de currículo resumido e carta de intenção que justifique o interesse este treinamento para o email alessandra.gomes@cra.inpe.br até o dia 28/10/2011.

O resultado da pré-seleção será comunicado por email a todos os candidatos até o dia 5/11/2011.

Os candidatos selecionados receberão instruções para a inscrição e logística do curso.

Pré-requisitos e conteúdo geral da formação:
Os participantes necessitam ter sólidos conhecimentos em sensoriamento remoto para aproveitar esta capacitação. Como o curso será realizado em português, e o software e o manual de formação estão em inglês, torna-se imprescindível uma boa capacidade de leitura da língua inglesa. Depois do treinamento, os participantes serão capazes de aplicar os principais tratamentos disponíveis no InterImage e no eCognition em seus próprios dados. O curso tem também objetivo de apresentar tendências atuais de pesquisa metodológica na análise de imagem orientada a objetos.

A formação terá sessões teóricas e práticas. As sessões teóricas oferecerão os conhecimentos básicos da análise de imagem orientada a objetos e um panorama conceitual das questões de segmentação de imagem, ontologia, extração de atributos de objetos, validação de classificação orientada a objetos, redes semânticas, etc.

As sessões práticas de formação utilizarão os softwares eCognition e InterImage e serão baseados em exemplos práticos. As funções elementares dos softwares serão apresentadas em exercícios práticos que permitirão aos participantes aproveitar rapidamente as possibilidades de análise do software. A criação de processos avançados de tratamento de imagens totalmente automáticos é priorizada no curso.

Material fornecido aos participantes :
1 DVD com os dados de exercício, referências bibliográficas e software livre.

Maiores informações junto à coordenação do curso:
Alessandra Rodrigues Gomes – alessandra.gomes@cra.inpe.br

0 comentários:

Postar um comentário