sábado, 19 de novembro de 2011

Em fim, Inpe formaliza acordo para uso de imagens de satélites em catástrofes


   International Space Inpe formaliza acordo para uso de imagens de satélites em catástrofes. Na terça-feira, 8 de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) formalizou seu ingresso no International Charter Space and Major Disasters, um consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados de 
satélites para gestão de desastres naturais em todo o mundo.    Antes mesmo de tornar-se membro oficial, em janeiro deste ano o Inpe acionou o Internacional Charter logo após as chuvas e deslizamentos que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro. As imagens obtidas na ocasião contribuíram no gerenciamento de ações da Defesa Civil.

   O acordo entre o Inpe e agências espaciais europeia e francesa (ESA e CNES, nas siglas em inglês), fundadoras do International Charter Space and Major Disasters`, foi assinado durante a plenária anual do Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS) realizada em Lucca, Itália, de 7 a 9 de novembro.

   Ao aderir ao Charter, o Inpe está mais preparado a ajudar a sociedade 
brasileira e internacional em caso de grandes catástrofes, declarou Gilberto Câmara, diretor do Inpe.

   Mapas produzidos a partir de dados de satélites do International Charter foram usados para orientar ações de resgate e avaliar conseqüências do terremoto e tsunami no Japão, no início deste ano, e do terremoto no Haiti, em 2010, entre outros desastres.

   Desde 2000, quando foi criado, o International Charter `Space and Major Disasters` beneficiou aproximadamente uma centena de países, em cerca de 300 episódios como terremotos, furacões, ciclones, inundações e incêndios, entre outros. Em 2010, foi aprovado o ingresso do Brasil no International Charter, ato agora formalizado. A partir do lançamento do CBERS 3, em 2012, o Brasil poderá ser também um ativo fornecedor de dados de satélites em ocasiões de calamidade.

Fonte: http://www.mundogeo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário