terça-feira, 15 de novembro de 2011

Seminários online abordam a regularização de propriedades rurais


     Estar em dia com a legislação ambiental e poder ter acesso a financiamentos, licenças ambientais e outros mecanismos de fomento às atividades agrícolas. Esse é o objetivo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento previsto no programa Mais Ambiente do governo federal e que consiste em um registro cartográfico dos imóveis junto às Secretarias de Meio Ambiente para detalhamento das áreas de preservação permanentes (APPs), de reserva legal e aquelas remanescentes de vegetação nativa.
     Para abordar como a tecnologia geoespacial vem contribuindo para acelerar a elaboração desse cadastro de forma eletrônica, além de destacar as principais aplicações de imagens de satélite para a área ambiental, a Astrium Geo e a Tecnomapas promovem nos dias 16 e 17 de novembro, às 11h, dois seminários online que poderão ser acompanhados gratuitamente pelos internautas.
     O primeiro evento, no dia 16, enfatizará as principais aplicações de imagens de satélite para o meio ambiente e como elas são utilizadas como base de conhecimento para projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD, na sigla em inglês). Já no dia 17 serão apresentadas ferramentas de geotecnologia que possibilitam a elaboração do CAR via internet, com destaque para o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM), já utilizado com sucesso por Estados como Pará e Mato Grosso, que possuem os maiores índices de adesão ao CAR do país. O Mato Grosso, por exemplo, já conta com o cadastro de 14.282 propriedades, o que representa uma área superior a 20 milhões de hectares.
     O seminário do dia 16 será apresentado por Michael Daamen, responsável pela área de suporte técnico de produtos da Astrium GEO Brasil e por Eric Sousa, desenvolvedor de negócios da empresa. Já no dia 17, quem conduzirá a apresentação será o gerente de tecnologia da informação da Tecnomapas, Rodrigo Soares Vital. Os participantes poderão enviar perguntas aos palestrantes por meio do chat e, após o webinar, serão enviados certificados digitais a todos que estiverem online na sessão.
Serviço:
1º Webinar: “Aplicações de imagens de satélite para o meio ambiente
Data: quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Horário: 11h às 11h50
Inscrições: Clique aqui para se inscrever gratuitamente no webinar do dia 16
2º Webinar: “Sistemas ambientais em geotecnologia para CAR
Data: quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Horário: 11h às 11h50
Inscrições: Para se inscrever neste seminário online gratuito, acesse este link.



Fonte: MundoGeo

0 comentários:

Postar um comentário