quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sensoriamento remoto em auxílio ao IBAMA na fiscalização da região amazônica

Mais de R$ 5 milhões em multas são aplicadas pelo Ibama em Rondônia: Operação Estanque fiscalizou municípios do eixo da BR-429 e mais de um milhão de hectares foram embargados pelo instituto.
Mais de um milhão de hectares foram embargados pelo Ibama devido o desmatamento (Foto: Divulgação/Ibama,RO)

Os municípios de São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do GuaporéCosta Marques, localizados no eixo da BR-429, em Rondônia, foram alvo da Operação Estanque II do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). O resultado da operação, finalizada no começo do mês de junho, é de 52 autos de infração, totalizando mais de R$ 5 milhões de multas aplicadas, 53 termos de embargo em um total de quase 1,5 milhão de hectares embargados.

O objetivo da operação, segundo o Ibama, foi fiscalizar os desmatamentos observados por meio da análise de imagens de satélite pela equipe de geoprocessamento da gerência de Ji-Paraná, RO. No decorrer da operação diversos pontos de desmatamento detectados pelo satélite foram vistoriados, confirmando o desmatamento e em alguns casos a passagem de fogo.

Na fiscalização, foi utilizado o helicóptero do Ibama, que possibilitou o acesso a áreas mais distantes.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário