segunda-feira, 30 de julho de 2012

Geotecnologias na Gestão Pública 2012




Vivemos sob uma ordem econômica e social que impõe que ágeis processos de tomada de decisão estejam capilarizados em todos os níveis de organização, seja do setor privado, seja do setor público.

A visão moderna de governança pública faz do planejamento estratégico o vetor primordial para a adequada concatenação do binômio gestão-desenvolvimento econômico e social, onde o uso das Geotecnologias tem papel preponderante.

Mas não basta ao Poder Público demonstrar capacidade de planejamento. É absolutamente fundamental que ele disponha de quadros técnicos e gerenciais capacitados para garantir, executando ou fiscalizando, a consecução dessas ações estratégicas.

Consolida-se, definitivamente, a imprescindibilidade, para a gestão pública, do uso de dados referenciados sobre o espaço, tecnicamente definidos como dados geográficos. Para a eficaz aquisição e manipulação desses dados é que lançamos mão de Geotecnologias, tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores remotos, entre outros.

Neste contexto, este meeting anual sobre Geotecnologias na Gestão Pública objetiva constituir-se em espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais.

Gestores e técnicos nas áreas de planejamento, segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, legislação, energia e outras áreas poderão debater seus projetos, suas idéias, seus avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

Neste ano o evento será dividido em três dias. No primeiro dia teremos mini-cursos com o objetivo de levar capacitação e atualização aos agentes públicos e privados sobre temas recentes da área das Geotecnologias.

No segundo dia ocorrerão seções de palestras com apresentações de cases de órgãos públicos, trazendo casos de sucesso e inovações em assuntos como meio-ambiente, planejamento urbano e rural, fiscalização e regulação, integração de agentes públicos, legislação, entre outros.

No terceiro dia serão debatidos em palestras as tendências, desafios e novas tecnologias da aplicação das Geotecnologias no setor público. Os principais temas serão: tecnologias Web, nova agência espacial brasileira, novos sensores remotos, VANT's, desafios no monitoramento do Brasil em macro ou micro escala.

As inscrições aos dias de palestras são gratuitas, bastando registrar-se por intermédio deste link. Há duas modalidades de inscrição: presencial e pela Web. O evento ocorrerá presencialmente na Capela Ecumênica da UERJ, com capacidade para 240 pessoas. Todo o evento também será transmitido ao vivo pela Web.

Coordenação: Rui Alberto Azevedo dos Santos - rui@uerj.br
Coordenação-Técnica: José Augusto Sapienza Ramos - sapienza@labgis.uerj.br


Retirado de: http://www.ggp.uerj.br/2012/

0 comentários:

Postar um comentário